quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013




O que é um montado


O montado corresponde à imagem de marca da paisagem agrária do Alentejo. É um tipo de paisagem, inteiramente construído, em que todos os traços se devem à história agrária e ao trabalho humano que transformam a brenha, mediterrânea. Ao longo dos seculos, o ecossistema mediterrâneo original foi simplificado na sua estrutura e biodiversidade, e transformado num sistema de uso agro-silvo-pastoril extensivo associado a grande exploração fundiária.


Montado de azinho



Paisagem e sistema agrícola estavam na origem intimamente associados. A paisagem vegetal criada caracteriza-se por um uso agrícola e/ou pastoril em sob coberto de um estrato arbóreo esparso, com densidade variável, constituído por azinheiras ou sobreiros aos quais se juntam por vezes oliveiras. Os elementos interdependentes que constituem o montado estruturam-se em vários níveis: a cobertura arbórea, as pastagens, as culturas extensivas baseadas nos cereais, os pousios de duração variável (entre dois e dez anos) dando origem, periodicamente, a um estrato herbáceo ou arbustivo (os matos) que servem de pasto aos animais (ovino, caprino, suíno e bovino). Associado ao sistema de produção do montado está ligado também um povoamento rural concentrado nos montes e em compactas aldeias. Tomando em conta a combinação de todos estes elementos, nasce uma grande heterogeneidade de paisagem possível e também de estruturas produtivas.




Montado de sobro






O montado dá origem não a uma, mas a várias unidades de paisagem marcadas por uma elevada diversidade em função da densidade das árvores e das marcas por uma elevada diversidade em função da densidade das árvores e das marcas da ocupação do solo passada e atual. Apresentam uma dinâmica evolutiva complexa, testemunho das alterações sucessivas mais duradouras do sistema agrícola ao qual foram associados e dos respetivos impactes ambientais destes sistemas sobrepostos no tempo. Apesar de uma destruição já antiga, os montados ocupam ainda hoje uma vasta área na Península ibérica. No sentido lato, trata-se de mais de 2,5 milhões de hectares, 80% dos quais em Espanha, desde a parte meridional da província de Salamanca, e Estremadura até à Andaluzia ocidental, e 20% em Portugal, sobretudo no Alentejo, mas também na Beira Baixa